sexta-feira, 25 de junho de 2010

Studio One e Sir "Coxsone Dodd"

Studio One e Coxsone

Gravadora fundada por Clement “Coxsone” Dodd em 1963 conhecida como Motown Jamaicana, Mas para falarmos do Studio One precisamos inicialmente falar de Sir “Coxsone”Dodd, o maior gênio da música Jamaicana (é eu sei o que vocês estão pensando, mais foi ele quem “lapidou ”o Bob...) Jamaicano de nascido em 1932 migrou com o pais para o sul dos E.U.A., onde estes possuíam uma loja de discos, com isso Coxsone pegou gosto e conhecimento pela industria fonográfica, o principal ritmo negro na época era o R&B que estava se tornando popular também na Jamaica, para onde Coxsone voltou em 1954 e fundou uma das primeiras Sound Systems com grande potência (30.000 W) da Jamaica,a “Sir Coxsone Downbeat”(Coxsone vem da sua grande habilidade no cricket onde seus amigos o comparavam à Alec Coxon, jogador do Yorkshire County Cricket Club), e ao lado (ou contra)da Sound System de Duke Reid dominavam a cena dos guetos de Kingston.
Essa disputa não era nada amigável e se embasava em músicas exclusivas que só eram tocadas por cada um deles, essa disputa se tornou tão acirrada que são relatados casos de jovens arruaceiros contratados somente para causar confusões em festas dos rivais, eles eram denominados “Dance hall Crashers”.












(Acima Duke reid´s Sound System e a dir. King Sitt na Sir "Coxsone"Downbeat)

O R&B americano andava perdendo força e ai o gênio de Coxsone mostra suas armas, ele que já estava produzindo artistas locais (para manter a originalidade de suas sound systems) resolve unir os ritmos já populares na Jamaica (R&B, Jazz, Calypso, Mento e um pouco de Boogie Woggie para temperar) e conta esta idéia ao baixista de uma das mais populares bandas da Jamaica (Cluet Johnson, que tocava baixo na banda Clue J &Blues Blasters) com isso temos o embrião do Ska ritmo que originou todas as vertentes da música jamaicana moderna (rocksteady, reggae...) que amamos!
Em 1959 Coxsone funda a world music gravadora que produziu alguns discos de Jazz, mas que como principal fruto, inicia da união entre Coxsone e dois dos membros fundadores do Skatalites, banda que mais tarde gravaria o tão sonhado som que Coxsone e Cluet tinham em mente.
E lógico que está gravação foi feita por Coxsone no seu novo selo, chamado... Studio One! E o ska teve uma enorme aceitação e praticamente instantânea em toda Jamaica, com isso o Studio One se tornou um fenômeno na ilha e Sir “Coxsone” pode dividir conosco todo seu talento.
Aqui vão alguns dos grandes que gravaram pelo selo:
- Lee “Scratch” Perry (que já era braço direito de Coxsone nos tempos da Downbeat), U-Roy, Prince Buster, Bob Marley and the Wailers, Toots and the Matyals, Horace Andy, Alton Ellis (que era grande rival de Prince Buster) entre tantos outros que nos brindaram com grandes PEDRADAS!
Keep the Faith!
(texto escrito por Odemir de Freitas, vulgo Circo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário