domingo, 13 de junho de 2010

Para olhar o céu!


Para a galera que curte olhar o céu e ainda quer entender um pouco do que está rolando lá em cima, o Stellarium é a melhor maneira para começar e se aprofundar no tema. Você só precisa dele e de um céu estrelado que é bem comum agora que aqui estamos no inverno (você vai precisar de uma blusa também!rs). O texto abaixo eu tirei da wikipédia e mais abaixo tem um link para baixar o programa, (tudo na faixa!)
Stellarium é um software livre de astronomia para visualização do céu, nos moldes de um planetário. Com excelente qualidade técnica e gráfica, o programa é capaz de simular o céu diurno, noturno e os crepúsculos de forma muito realista. É capaz ainda de simular planetas, luas, estrelas, eclipses e tudo em tempo real, fornecendo informações detalhadas de milhares de corpos celestes.

Stellarium é desenvolvido pelo programador francês Fabien Chéreau, que criou o projecto no verão de 2001. Outros como Robert Spearman, Johannes Gajdosik e Johan Meuris são responsáveis pelos aspectos gráficos do programa.
[editar] Características

* Mais de 600,000 estrelas do catálogo no catálogo padrão com informações adicionais.
* Catálogo extra com mais de 210 milhões de estrelas
* Via Láctea realista
* Zoom poderoso
* A nova versão conta ainda com mais 3 novas paisagem para simular o ambiente, entre elas: Marte, Lua ou Oceano
* Projeção Fish-eye de 180º para cúpula de Planetário.
* Interface Multilinguagem, com suporte de mais de 20 idiomas (Português incluso).
* Cria imagens renderizadas do céu com qualidade fotográfica, em três dimensões. Também são mostradas paisagens de solo e efeitos atmosféricos.
* grades equatorial e azimutal
* Alimentado com as coordenadas geográficas de uma localidade (latitude e longitude), o programa mostra o céu em uma data e hora especificadas (dia ou noite), em um ângulo de visão qualquer e com diferentes graus de aproximação (zoom).
* São mostradas todas as estrelas, constelações, planetas, nebulosas, sol e lua, em suas precisas e reais posições.
* É possível observar eclipses do sol e da lua fornecendo a data e hora do fenômeno, juntamente com as coordenadas geográficas de uma localidade onde o eclipse pôde (ou poderá) ser observado.
* Utiliza a tecnologia de renderização de imagens OpenGL, proporcionando um ambiente muito mais realista.
* É multi-plataforma. Possuindo versões disponíveis para Windows, GNU/Linux, Mac OS, e *BSDs

Link

Nenhum comentário:

Postar um comentário