sábado, 12 de junho de 2010

Alton Ellis - Be true to yourself - anthology 1965-197x


Alton Ellis é uma das vozes mais aclamadas pelos artistas e especialistas em reggae, um verdadeiro ”singer’s singer”, pois influenciou e inspirou centenas de cantores e admiradores do ritmo jamaicano. Que ele esteja quase esquecido fora dos meios reggueiros é algo que diz muito sobre a volubilidade do show business e de como a mídia falha em reconhecer os verdadeiros talentos.


Alton Ellis nasceu na Jamaica em 1940, na capital Kingston. Ele começou sua carreira ainda adolescente como dançarino no concurso de calouros 'Vere John Oportunity Hour', ganhando o primeiro lugar em dois anos seguidos. Em 1958 Eddy Perkins o convidou para montar um duo vocal, em uma das primeiras gravações comerciais da Federal Records, o mais antigo estúdio da ilha caribenha. Para se ter uma idéia de como era o trabalho de gravação naqueles tempos, tudo era feito com um só microfone. Os cantores ficavam mais perto do mesmo enquanto que os instrumentistas iam se agrupando em volta, ficando a distâncias variadas, de acordo com a intensidade desejada para cada um. O duo Alton & Eddie se especializou em interpretar canções baseadas no rhythm & blues, estilo que dominava as paradas jamaicanas da época. O primeiro sucesso foi ‘Muriel’.


Logo Perkins partiu para carreira solo e Ellis continuou a fazer suas músicas no Studio One, com o lendário Coxsonne Dodd, onde o reggae começou a tomar forma, gravando sucessos como , 'Willow Tree' e 'Pearl' (nome da sua primeira esposa e, segundo ele, sua maior inspiração - Ellis conta que Coxsonne quase gostava quando os dois tinham uma briga pois sabia que logo haveria uma música de sucesso sobre a situação).


Ellis também faria algumas gravações com mensagens contrárias aos 'rude-boys' (grupos de jovens que barbarizavam nos bailes e, eventualmente, cometiam alguns crimes - ver a letra de 'Johnny Too Bad' nas Letras Traduzidas) para o estúdio Treasure Isle, de Duke Reid, com o nome de Alton Ellis and the Flames. Era a hora do rocksteady (estilo que se seguiu ao ska) e a voz privilegiada de Ellis foi mais notada. Foi uma canção dele, 'Get Ready - Let's do Rock Steady', a primeira a usar o nome deste estilo musical em um título. Ellis logo deixou os rudies de lado e se concentrou nos temas românticos e nas regravações de clássicos da soul music, alcançando os primeiros postos da parada de sucessos da Jamaica durante os anos 1965-1966, com clássicos como 'Girl I've Got a Date' e 'Cry Tough'. Foi na Treasure Isle que Ellis lançou o disco considerado como marco definitivo do rock steady, ‘Mr. Soul of Jamaica’, relançado recentemente pela gravadora americana Heartbeat com o nome de ‘Cry Tough’. Era no estúdio de Duke Reid que Ellis se sentia em casa, como ele mesmo declarou. Lá ele podia ter como backing vocals cantores do quilate de Ken Boothe, John Holt e Pat Kelly (e ele retribuía fazendo o mesmo nas gravações dos amigos). Era uma época em que todos eram jovens e buscavam reconhecimento, não se importando muito com dinheiro.


Durante a passagem do rock steady para o reggae, Alton Ellis continuou a gravar, às vezes acompanhado por sua irmã, Hortense. Em 1972, decepcionado com os produtores jamaicanos, ele se mudou para a Inglaterra e se afastou um pouco do que estava sendo produzido na ilha caribenha. Em terras britânicas foi um dos fundadores do estilo 'lovers rock', que ainda hoje domina as paradas de reggae da ilha européia. Foi lá também que ele aprendeu melhor como lidar com a indústria fonográfica e compreeendeu que o mercado jamaicano não podia sustentar tantos cantores de talento e por isso eles se sentiam explorados. Em 1983 ele voltou à Jamaica no início da era do dancehall e chegou a gravar para produtores identificados com o novo estilo, como Junjo Lawes e Prince (depois King) Jammy, com o objetivo de apresentar às novas gerações o canto dos veteranos. Mas os Djs acabaram se impondo pelo resto da década de 80 e início dos anos 90, dando pouco espaço para os cantores.Para baixar clic nos links abaixo!
CD 1
CD 2


Massive Reggae
(chupinhado do You & me Jamboree!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário