terça-feira, 1 de agosto de 2017

Fish 'n' chips

Fala Cambada, 
Como sempre falamos das subculturas inglesas por aqui vai ai um texto sobre um monumento inglês, que é a base da alimentação do proletariado de lá (ou era...), desculpem alguns erros de tradução mais acho que dá pra ler bem...




Peixe e batatas fritas são uma instituição nacional - e agora chippies em todo o país estão se preparando para celebrar o 150º aniversário do nosso fast food mais famoso.
Winston Churchill os chamou de "bons companheiros". John Lennon sufocou o seu no ketchup de tomate. Michael Jackson gostava deles com ervilhas moitas.
Eles mantiveram a moral através de duas guerras mundiais e ajudaram a alimentar o primeiro plano industrial da Grã-Bretanha.
Durante gerações, peixes e batatas fritas alimentaram milhões de memórias - comidas com dedos gordurosos em férias à beira-mar, um dia de pagamento no final da semana de trabalho ou uma ceia de fim de noite no caminho de casa do pub.
Poucos podem resistir à combinação de molhar a boca - peixe branco úmido em batata dourada crocante, servido com uma porção generosa de chips quentes e fofinhos.
Todos têm suas próprias preferências e os gostos variam de uma parte do país para outro. Bacalhau ou arinca? Sal e vinagre? Cebola em conserva? Scraps?
Como Morecambe e Wise ou Wallace e Gromit, peixe e fritas são um duplo ato clássico - e, no entanto, eles começaram a vida como artistas solistas. E suas raízes não são tão britânicas quanto você pensa.
A história do humilde chip remonta ao século 17 para a Bélgica ou a França, dependendo de quem você acredita.
Curiosamente, o chip pode ter sido inventado como um substituto para peixes, em vez de um acompanhamento. Quando os rios congelados e nada poderia ser pego, as donas de casa engenhosas começaram a cortar batatas em formas de peixe e fritando-as como uma alternativa.
Ao mesmo tempo, peixe frito foi introduzido na Grã-Bretanha por refugiados judeus de Portugal e Espanha.
O peixe costumava ser vendido por vendedores de rua de grandes bandejas penduradas ao redor de seus pescoços. Charles Dickens refere-se a uma loja de peixe ou "armazém de peixe frito" em Oliver Twist (1839) onde o peixe geralmente veio com pão ou batatas assadas.
Norte ou sul?
Quem primeiro teve a idéia brilhante de se casar com peixe com batatas fritas permanece sujeito a uma feroz controvérsia e provavelmente nunca saberemos com certeza. É seguro dizer que estava em algum lugar da Inglaterra, mas os argumentos se arrasaram sobre se estava no norte ou no sul.
Alguns acreditam que um empresário do norte chamado John Lees. Já em 1863, acredita-se que ele estava vendendo peixe e batatas fritas em uma cabana de madeira no mercado Mossley no Lancashire industrial.
Outros afirmam que a primeira loja combinada de peixe e chips foi realmente aberta por um imigrante judeu, Joseph Malin, no som de Bow Bells em East London, em 1860.
No entanto, ocorreu, o casamento rapidamente pegou. Numa época em que as dietas da classe trabalhadora eram sombrias e variadas, o peixe e as batatas fritas eram um saboroso intervalo da norma.
Os pontos de venda surgiram em todo o país e logo eles eram uma parte da Inglaterra vitoriana como trens a vapor e poluição atmosférica.
Os migrantes italianos que passaram pelas cidades e cidades inglesas viram as filas crescentes e sentiram uma oportunidade de negócio, criando lojas na Escócia, no País de Gales e na Irlanda.
Para manter os preços baixos, as porções eram muitas vezes envoltas em um jornal antigo - uma prática que sobreviveu até a década de 1980, quando foi declarada insegura para que os alimentos entrem em contato com tinta de jornal sem papel à prova de gordura no meio.
Reforço de moral
Até sugeriu que peixe e batatas fritas ajudassem a conquistar a Primeira Guerra Mundial.
De acordo com o professor John Walton, autor de Fish and Chips e da classe trabalhadora britânica, o governo criou prioridade a salvaguarda dos suprimentos.
"O gabinete sabia que era vital manter as famílias na frente da casa em bom coração", diz o professor Walton. "Ao contrário do regime alemão que não conseguiu manter suas pessoas bem alimentadas e essa foi uma das razões pelas quais a Alemanha foi derrotada.
"Os historiadores às vezes podem ser um pouco esquisitos sobre essas coisas, mas peixe e batatas fritas desempenharam um papel importante em trazer o contentamento e evitar o descontentamento".
George Orwell em The Road to Wigan Pier (1937) colocou peixe e batatas fritas primeiro entre os confortos domésticos que ajudaram a manter as massas felizes e a "revolução evitada".
Durante a Segunda Guerra Mundial, os ministros se inclinaram para trás para garantir que peixe e batatas fritas fossem um dos poucos alimentos que nunca foram racionados.
Hoje em dia, peixe e batatas fritas não são mais o rei do takeaway. Burgers, frango frito, pizza, pratos indianos e chineses agora superam peixes fritos.
O custo é parte do problema. As estirpes nas unidades populacionais de bacalhau e arinca elevaram os preços, enquanto as preocupações com a saúde quanto aos alimentos fritos tornaram baixos os números de consumidores.
Mas - apesar da recessão - as vendas estão crescendo, de acordo com Seafish, a autoridade oficial em todos os frutos do mar. Seus pesquisadores consideram peixe e batatas fritas não são tão ruins para nós como muitos outros takeaways


fonte: bbc

Nenhum comentário:

Postar um comentário