sábado, 11 de julho de 2015

Torcida faz vaquinha para jogar amistoso com St.Pauli

Fala Cambada,
Vai ai uma reportagem sobre uma ótima atitude, que poderia ser copiado por nossas torcidas, da torcida de um pequeno time de Copenhague, o B.K. Frem da terceira divisão, que faz uma vaquinha para jogar com o já famoso St Pauli. Obviamente o time e torcida tem orientação politica de esquerda... Vai ai o texto completo...

"O St. Pauli está longe de ser uma das potências do futebol alemão ou time com uma lista extensa de títulos. Mas nem precisa disso tudo para ser adorado em todos os cantos do mundo. Na Europa, em especial, onde grupos de torcedores neonazistas se misturam ao futebol, a equipe é uma espécie de inspiração para torcidas de inclinações políticas à esquerda se manifestarem. Como o Frem, da terceira divisão dinamarquesa, cuja torcida fez até uma campanha de crowdfunding para que o time enfrentasse os “irmãos de causa” em um amistoso para amenizar a situação financeira delicada.
Clube mais antigo de Copenhague, o Frem nunca teve o mesmo destaque que os conterrâneos Kobenhavn e Brondby. Fundado em 1886, a equipe ainda declarou falência em 2010, caindo para a quinta divisão, situação que fragilizou ainda mais o clube e que tem reflexos ainda hoje, com a dificuldade do time de retornar à elite nacional, que não disputa desde a temporada 2003/04. Os dinamarqueses se orgulham da lealdade de parte do elenco, que aceitou jogar na liga amadora para reerguer o time, sem falar na diretoria, composta por ex-jogadores e torcedores ativos.
Em uma tentativa de ajudar financeiramente a equipe, os torcedores criaram uma campanha de crowdfunding para arrecadar € 25 mil e levar o St. Pauli até Copenhague para um amistoso. O dinheiro financiaria não apenas o duelo, como também projetos de inclusão da torcida que pudessem influenciar a comunidade local. E o apelo do St. Pauli foi essencial, com os números chegando a € 33 mil.
O amistoso contra os alemães, realizado no último dia 5, foi facilitado pela proximidade ideológica das duas torcidas, motivo principal da escolha dos torcedores do Frem pelo St. Pauli. Os dinamarqueses, assim, como os torcedores do clube alemão, têm entre seus valores a responsabilidade social e um caráter inclusivo, de aceitação das diferenças. Aspectos bem evidentes nas imagens registradas do jogo entre as duas equipes, que contou com mais de 5 mil pessoas nas arquibancadas, onde a torcida do Frem balançavam bandeiras de cunho social, como o arco-íris do movimento LGBT.
No placar, a vitória foi dos ilustres convidados, por 3 a 2, mas, como as imagens abaixo e o objetivo financeiro alcançado revelam, não houve lado que não saiu vitorioso do encontro. Uma celebração ao futebol e ao impacto que ele pode ter na sociedade."
chupinhado do trivela

Nenhum comentário:

Postar um comentário