segunda-feira, 6 de junho de 2011

Sound Boss

Fala Cambada,
Vai ai a tradução de um pedacinho do livro Sound Boss, na verdade o começo do capitulo 1 que trata dos temas comuns aqui do blog como skinhead reggae, música jamaicana...
"Infelizmente, é difícil dizer exatamente quando os sons da música jamaicana se tornou o favorito de skinheads.
Isto parece possível, porque a série "Club Ska" era popular em grande parte porque os mods (que foram os antecessores dos skinheads), ouviam ska em seu auge de 1963-1966.
A outra dificuldade é que os skinheads eram provavelmente parte de uma subcultura relativamente pequena antes de Abril de 1969, quando israelites foram parar no topo das paradas.
Discos como John Jon é Rudy Mills e sufferer de Kingstonians havia vários meses depois de sair, mas se tornou o favorito sólido quando os fãs começaram a investigar o reggae soa mais cedo. Para 1970, os skinheads foram uma grande notícia em toda parte.
Além dos favoritos jamaicanos como Desmond Dekker, Derrick Morgan e osMaytals, Laurel Aitken foi altamente apreciado como  artistas e produtores.
Suas gravações na Pama subsidiária britânica, Nu Beat-se clássicos e tinha um som do núcleo do "material" em relação à Jamaica, mas havia sido registrada no quarto escuro de alguma boate. Álbuns como Woppi king and landlords and Tenants foram produzidos marcadamente diferente ao reggae na Jamaica, mas vendeu muito para jamaicanos quanto para skinheads.
Joe Mansano, dono de uma loja de discos em Brixton por um longo tempo, tomou a produção de vez no final de 1968 com Life On Reggae Planet Blue Cat Seus materiais, tais como Brixton Cat Dice The Boss, em 1969, contava com uma base rítmica 'Torn', que se tornou a marca registrada do skinhead regggae.
Mais e mais produtos ora Ritmos surgiram e tornaram-se esses sons característicos do país, juntamente com Pama e Trojan.
Alguns de qualquer forma não cruzaram o mercado jamaicano, principalmente porque nunca soou como um som jamaicano de  autêntico. Assim, o skinhead reggae era realmente composto de dois elementos: o material jamaicano, cervejas, como os itens encontrados em Aperte Cima Vol. 2 , e as produções britânicas, como Mansano, Dandy, Laurel Aitken e Briscoe Lambert.
A substância do skinhead reggae começaram a morrer no final de 1970, quando a primeira onda do culto começou a desaparecer.
Em 1971, apenas Clancy Collins, Larry Lawrence, Sidney Crooks e trio Webster Shrowder / Des Bryan / Joe Sinclair (aka Bush Music), manteve-se forte no lado britânico do negócio.
Pama e Trojan e tinha começado a editar um monte de Roots  com influências Rasta "influenciou a música, que não se tornava popular com skinheads ou (mais tarde) suedeheads . Nenhum grupo estava particularmente interessado em derrubar Babilônia, atravessar o rio Jordão ou voltar para África e captar todos os sons que não eram tão dançante como seus antecessores.
Suedehead skinhead  permaneceram interessados por um tempo até que o som do "DJ" ou "talk over" de U-Roy, I-Roy, Dennis Alcapone, e outros. O interesse pelo DJ começou com FireCorner ,Shuffle Herbsman eVigertonelada em fevereiro , todos os registros de King Stitt e teve seu auge quando Double Barrel Dave & Ansel Collins chegou a número um no Reino Unido em Maio de 1971. Na verdade, foi produzida em setembro de 1970, mas, como Israel , foi exposta durante meses em clubes de dança, e os clubes antes de serem bem sucedidos a nível nacional
Essa foi, basicamente, um exemplo de um disco realmente "underground" que foi muito famoso e foi probablement e (comMonkey Spanner ) do real e as questões mais recentes de skinhead reggae de todos os tempos.
Para1972, o DJ foi uma grande notícia entre a cena reggae. U-Roy estava trabalhando em uma turnê pelo Reino Unido e da enxurrada de lançamentos semanais Dennis Alcapone, Winston Escócia, Lizzy, Big Youth, Prince Jazzbo, entre outros.
As melodias eram boas (muitas delas eram ex-ma ou como Tresaure Isle dos riddims Bunny Lee, alguns dos quais parecia um pouco melhor) e as letras geralmente não se trata de Haile Selassie. Muitos deles estavam cheios de diversão, como Cassius Clay Dennis Alcapone ou cama Skankin Scotty. Mas todas as coisas boas chegam ao fim, e que a maré da consciência negra logo começaram a aparecer o final DJ Jah Stitch, Jah Woosh Dillinger e ritmos mais lentos se tornaram comuns e ecoaram sons de uma nova música o Dub. Por volta de 1974, I-Roy e Big Youth eram os reis incontestáveis ​​do SJ eos veteranos como U-Roy e Alcapone começaram a ter um mau momento. .. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário