sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Northern Soul e Twisted Wheel

Fala Cambada, 
Resolvi postar mais um texto sobre a origem do Northern soul e seu primeiro club o Twisted Wheel afinal para quem pensa que quem inventou esta história de dançar até o sol nascer sobre efeito de estimulantes foram os djs de tecno, é porque não conhecem está subcultura proletária inglesa da decada de 60! Ah desculpem alguns erros de tradução mais o tradutor do google é assim...rs
KEEP THE FAITH!


Northern Soul é a música eo movimento de dança que emergiu na cena mod britânica, inicialmente, no norte da Inglaterra no final dos anos 1960. Northern Soul consiste principalmente de um estilo particular de música soul negra norte-americana baseada na batida pesada e tempo rápido de meados da década de 1960 o som da Motown Tamla.
O movimento Northern soul, no entanto, geralmente evita à Motown ou a música da Motown influenciada que teve sucesso significativo. As gravações mais apreciadas pelos entusiastas do gênero são geralmente produzidas por artistas menos conhecidos, e foram lançadas inicialmente apenas em número limitado, muitas vezes por pequenos regionais dos Estados Unidos rótulos como Ric-Tic e Golden world (Detroit), Mirwood (Los Angeles) e Shout Okeh (New York Chicago /).
Northern soul também está associada a estilos de dança particular e modas que cresceu para fora do underground de rhitym & soul cena do final dos anos 1960, em locais como o Twisted Wheel de Manchester. Essa cena (e as danças associadas a moda) rapidamente se espalhou pelo Reino Unido  outras casas como as catacombs (Wolverhampton), as Salas de Highland em Blackpool Meca, Golden Torch (Stoke-on-Trent), e Wigan Casino. Como a batida favorecida tornou-se mais ritmada e frenética, pelo início dos anos 1970, a dança northern soul se tornou mais atlético, um pouco parecido com os estilos de dança depois de discoteca e dança break. Apresentando spins, flips e backdrops, os estilos de dança do clube eram frequentemente inspirados pelo performances de palco de artistas do soul americano como Little Anthony & The Imperials e Jackie Wilson.
Durante os anos iniciais da cena Northern Soul no final dos anos 1960 e início de 1970, os registros popular Northern Soul geralmente não eram lançamentos recentes e, geralmente, datado de meados dos anos 1960. Isso significava que o movimento foi sustentado (e "novos" gravações adicionado playlists) por DJs de destaque descobrindo discos raros e até então ignorado. Mais tarde, alguns clubes e DJs começaram a afastar-se do som Motown dos anos 1960 e começou a tocar novas versões com um som mais contemporâneo.
HISTÓRIA

Fotografia de um sew-em patch com o símbolo do punho fechado adotado pelo movimento northern soul
A frase northern soul foi cunhado pelo jornalista Dave Godin, e foi usado publicamente em sua coluna semanal no Blues e Soul revista em junho de 1970.
Em uma entrevista de 2002 com Chris Hunt, da revista  Mojo , Godin disse que o primeiro a chegar com o termo em 1968, para ajudar os funcionários em sua loja de discos, 'Soul City', em Covent Garden, diferenciar os sons mais modernos do funk, em relação ao mais suave, Motown de influência soul de alguns anos anteriores:
Eu comecei a notar que os fãs de futebol do norte que estavam em Londres para acompanhar sua equipe estavam chegando na loja para comprar discos, mas eles não estavam interessados nos últimos lançamentos da black music americana. Eu inventei o nome como uma abreviação de vendas prazo. Era só para dizer "se você tem clientes do norte, não perca tempo tocando as novidades dos EUA, é só togar o que eles gostam - 'Northern Soul'.
O local mais comumente associado com o desenvolvimento inicial da cena  foi o Twisted Wheel de Manchester.O clube começou no início dos anos 1950 como um café-bar chamado beatnik A ala esquerda, mas no início de 1963, as instalações degradadas foram alugadas por dois empresários Manchester (Ivor e Phil Abadi) e se transformou em um espaço de música.
Inicialmente, o Twisted Wheel principalmente tocava música ao vivo nos fins de semana e só discos noites durante a semana. A partir de setembro de 1963, os irmãos promoveram-Abadi partes durante toda a noite no local nas noites de sábado, com uma mistura de música gravada e ao vivo. DJ Roger Eagle, um colecionador de importados americanos jazz, soul e rhythm and blues, foi autuado em torno deste tempo, e reputação do clube como um lugar para ouvir e dançar ao americana de R & B música mais recente começou a crescer.
Durante meados dos anos 1960, o Twisted Wheel se tornou o foco da cena mod de Manchester, com uma política de música que reflecte os gostos ecléticos do Dj Eagle em soul e no jazz, e com actuações ao vivo por músicos british beat e as estrelas de R & B. Aos poucos, a política da música tornou-se menos eclético e deslocado fortemente para o soul em ritmo acelerado, em resposta às demandas da multidão crescente de dançarinos abastecida por anfetaminas que afluíam para o todo-nighters. Consternado com a mudança na política de música e os ataques frequentes de drogas pela polícia, Eagle sai do clube no início de 1967. Eagle disse um dos participantes regulares, "Tudo o que eles queriam era ritmo rápido soul ... [mas eles estavam] muito loucos de anfetaminas para articular exatamente o que Jackie Wilson record o que eu queria jogar."

Comemorativa sew-em patch semelhantes às usadas pelos membros Twisted Wheel.

Até então, a reputação do Twisted Wheel e do tipo de música a ser tocada lá havia se tomado o país. Em 1969, os fãs estavam viajavam de todo o Reino Unido para assistir à sábado todos os nighters. Os donos do local haviam sido capazes de preencher a vaga deixada por Eagle com uma lista crescente de DJs  especialista em soul. Depois de assistir a uma das sede do todo-nighters em janeiro de 1971, Godin escreveu: "... é sem dúvida o maior e melhor que tenho visto fora dos EUA ... nunca pensei que viveria para ver o dia em que as pessoas poderia então relacionar o conteúdo rítmico da música Soul de movimento corporal a um tal grau qualificado! "
O Twisted Wheel ganhou uma reputação como um paraíso de drogas, e sob pressão da polícia e outras autoridades, o clube fechou em janeiro de 1971. No entanto, no final dos anos 1960, a popularidade da música e estilo de vida associados com o clube já havia se espalhado ainda mais todo o norte ea região central da Inglaterra, e um número de novos locais de acolhimento tinha começado a alma de todos os nighters. Estes incluíram o Monkey King em Sheffield, as catacombs em Wolverhampton, Room at the Top em Wigan e Va Va em Bolton.

(texto chupinhado do soul beat)

Nenhum comentário:

Postar um comentário